Velódromo de Pinhais novas informações

Velodromo
Imagem ilustrativa

Em entrevista concedida ao Jornal a Gazeta Cidade de Pinhais (edição nº340, 17 a 23/04/2015), o Coordenador Executivo de Obras, Ricardo Pinheiro, que acompanha os trabalhos de construção do Velódromo, abordou detalhes e informações sobre o complexo esportivo do município.

Prazo

A construção do complexo esportivo ficará pronto até o próximo ano, para ser inaugurada ainda na gestão do Prefeito Luizão.  A previsão é de que o projeto seja feito em até seis meses e a execução da obra leve mais doze, embora este segundo prazo possa ser reduzido de acordo com o trabalho da empresa responsável pela execução do serviço. A obra tem previsão de 18 meses para ser concluída e a ordem de serviço será entregue a vencedora no mês de abril.

Complexo Esportivo

Este centro integrado de esportes está localizado no bairro do Maria Antonieta. Além de ter uma pista de velódromo, comportará também, um estádio municipal de futebol, na acepção da palavra, pois será fechado (murado) e comportará arquibancada e iluminação. No espaço será edificado a sede própria da Secretaria de Municipal de Cultura Esporte e Lazer.

Atualmente Pinhais dispõe aos amantes do futebol, seis campos, mas apenas um dotado de iluminação elétrica, porém sem arquibancada, o Campo de Futebol do Jd.Perdizes, construído em parceria entre Prefeitura, Love Futbol e Comunidade local.

O complexo esportivo será um local para treinamento de atletas da cidade e região metropolitana e poderá sediar competições e eventos, para prática de varias modalidades esportivas.

Pinhais, “Cidade da Velocidade”

Como o município já é conhecido em toda a região metropolitana de Curitiba, por ter o Autódromo Internacional e Kartódromo, a construção do velódromo vem para reforçar o conceito de “Cidade da Velocidade”.

Licitação

O modelo de licitação para construção da obra é o RDC – Regime Diferenciado de Contratação.  Segundo Ricardo, este procedimento é mais rápido, pois são 45 dias para publicação e mais 30 dias para procedimentos de análise. O processo começou em três de fevereiro com abertura dos envelopes e oito empresas retiraram o edital. Na sequência, aconteceu a visita técnica, onde participaram apenas quatro empresas. A visita é um exigência do edital. Depois apenas uma empresa foi habilitada para fazer o projeto e a execução da obra. A empresa contratada foi o consórcio SIAL Engenharia/ J.J. Malucelli (Projetos) pelo valor máximo previsto pelo Ministério do Esporte de R$22,5 milhões.

Fiscalização e recursos

A obra será fiscalizada pela Caixa Econômica Federal. Já os recursos vêm do Governo Federal que vai liberá-los à medida que a obra for ocorrendo. Por enquanto, a Prefeitura de Pinhais recebeu, até o mês de março, R$2,5 milhões para fazer o projeto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta