Resumo da Semana: pula-pula partidário, Osmar Dias articula saída PDT

Imposto progressivo

Vereador de Pinhais propôs a apresentação de um “projeto indicativo” ao Executivo que incentive e facilite à população, a quitação de impostos atrasados como (IPTU, ISS). O vereador também sugeriu que seja proposto pelo Executivo, o “imposto progressivo” para grandes áreas, pois esta seria uma forma de acabar ou diminuir com a especulação imobiliária. Segundo palavras do vereador, as grandes áreas são deixadas “criando mato”.

Manobra política

A Band News publicou nesta terça-feira (14), matéria intitulada “Manobra política mantém ex-prefeito da RMC no poder”, falando sobre o impasse entre Servidores Públicos e Prefeitura de Pinhais, destacando a nomeação do ex-prefeito Luizão Goularte para exercer o cargo de Coordenador Executivo com gratificação de 40% (quarenta) acima do salário normal.

Londrina corta ganhos de comissionados

Em decreto publicado no último dia 10, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), determinou a suspensão do pagamento do adicional por tempo de serviço (anuênio) e da licença-prêmio (quinquênio) aos servidores comissionados, benefícios considerados ilegais e inconstitucionais pelo Tribunal de Contas (TC) do Paraná e pelo Ministério Público (MP). A medida, retroativa a 1º de janeiro, vale apenas para os comissionados da prefeitura, mas, no governo, ninguém soube informar quantas pessoas seriam atingidas pela medida e qual o impacto financeiro.

O golpe não acabou

A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou na noite desta sexta-feira, 27, que o “golpe ainda não acabou”. “O segundo golpe que esse País pode sofrer é que impeçam Lula de ser candidato (em 2018)”, disse a petista durante a abertura do 2º Encontro Nacional de Mulheres Eleitas pelo PT, em Brasília. Dilma participou de uma mesa redonda sobre o papel da mulher na política.

Critica a Temer

O escritor brasileiro Raduan Nassar, vencedor do Prêmio Camões de Literatura, concedido anualmente a um escritor de língua portuguesa, criticou o governo de Michel Temer durante seu discurso, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (17), no Museu Lasar Segall, em São Paulo.

Piti

Deu “piti” no deputado e atual Ministro da Cultura Roberto Freire (PPS-SP) enquanto os presentes em coro cantavam o já famoso “fora Temer” e “o golpe estava consumado, não há como ficar calado”.

Ex-ministro recusa convite de Temer

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso recusou, nesta sexta-feira (17), o convite feito pelo presidente Michel Temer para assumir o Ministério da Justiça. Entre os motivos para não aceitar o cargo estariam os contratos de exclusividade que Velloso tem com clientes em seu escritório de advocacia, e a pressão da própria família, contrária ao convite. Com isso, o governo segue sem um nome para assumir a vaga deixada por Alexandre de Moraes, indicado por Temer para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Osmar de saída do PDT

Tudo indica que o ex-senador Osmar Dias sai em breve do PDT. As conversas dizem que ele mudará de partido e trabalhará sua candidatura ao governo do estado em 2018. As possibilidades são que ele possa ir para o PSB do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli ou no PMDB de Roberto Requião. Outra opção de Osmar seria o PSDB de Beto Richa. A entrada de Ciro Gomes no PDT que deverá sair candidato a presidente da República pode estar influenciando a saída de Osmar, pois seu irmão Álvaro Dias (PV) há tempos vem articulando sua candidatura à presidência nas eleições de 2018.

Fim do vice

O deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), relator da reforma política na Câmara Federal, incluiu no plano de trabalho da comissão especial, a discussão sobre o fim do cargo de vice em todas as esferas (vice-presidente da República, vice-governador e vice-prefeito). O deputado não revelou quem foi que sugeriu a iniciativa, mas garantiu que há apoio dos parlamentares para aprovar a matéria. Com a medida, em caso de impedimento do titular, o presidente do Legislativo assume o cargo.

Novo limite do Armazém da Família

O Vereador Airton (PSC) apresentou projeto alterando o limite de renda para o cadastro do Armazém da Família de Pinhais. A proposta é aumentar o limite da renda familiar, passando dos atuais R$1980,00 para o valor equivalente a 3,5 salários mínimos. Esta medida já é praticada pelo programa nos armazéns de Curitiba.

TSE pune partidos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu no dia 16, punir nove partidos por não terem destinado 10% do seu tempo de propaganda gratuita de rádio e televisão para incentivar a participação das mulheres na política, conforme determina uma regra da Lei dos Partidos Políticos.

Foram punidos PT, PSB, PMDB, PCdoB, PR, PSD, PSC, PHS e PRB. Como sanção, as legendas perderão parte do tempo de inserção gratuita em rádio e TV a que teriam direito durante o primeiro semestre deste ano.

Cineia visita AMMA

A Vereadora Cineia participou encontro do Projeto Espaço Cultural realizado todas as quartas-feiras, no período da manhã, na Escola Municipal Thereza Correa Machado. Ela esteve presente a convite da presidente da AMMA (Associação de Mulheres e Meio Ambiente), Nice Angela.

Leprevost pode concorrer ao senado.

Apesar de não ter conquistado a vitória, mas como teve um bom desempenho nas eleições de 2016, com 405 mil votos em Curitiba, Ney Leprevost (PSD), pode concorrer a uma das duas vagas ao Senado Federal em 2018. O PSD Nacional ficou animado com o fato dele ser o candidato mais votado do partido em todo o País, nas eleições do ano passado, e quer lança-lo a Senador no Paraná. Ele inicialmente prefere a candidatura a Câmara Federal, mas não descarta esta ideia.

Encontro de presidentes do legislativo estaduais

Foi realiza em São Paulo, na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, o Encontro dos Presidentes de Assembleias do Brasil. O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB), esteve presente no evento. Ele foi convidado pelo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB), a participar do encontro. Os principais assuntos tratados foram: a reforma previdenciária, a crise carcerária e o estabelecimento de uma agenda comum para tratar com o presidente da República, Michel Temer.

Marcia Ferreira participa das inserções do PMDB

A partir desta última sexta-feira (17) começou as inserções do PMDB do Paraná nas emissoras de televisão de todo o estado. Os programas darão espaço às lideranças peemedebistas. Quem estará participando destas inserções, será a ex-vereadora Marcia Ferreira, candidata a vice-prefeita nas eleições de 2016. Marcia faz parte do Diretório Estadual e é presidente o PMDB Mulher-PR. As inserções com a participação dela vão ao ar nos dias 17, 20, 22 e 24 de fevereiro.

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1528 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta