Britânicos arrependidos já se queixam da decisão em sair do bloco da União Européia

Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia: Jane Barlow/AFP/Getty Images

O arrependimento já bate à porta de muitos britânicos que votaram pela saída do reino Unido da União Europeia (UE). Segundo o jornal New York Times, os votos que decidiram o plebiscito vieram do interior onde a grande maioria da população é composta por pessoas mais velhas e conservadoras.

Veja o gráfico: Resultado por grupo: Azul (Permanecer), Vermelho (Sair)

grafico votação reino unido

Jovens a favor

Os jovens, com visão de mundo diferente votaram pela permanência na UE e teceram críticas ao resultado.  Renúncia de David Cameron também é motivo de descontentamento da população que não imaginava essa possibilidade. A preocupação agora é sobre quem irá substituí-lo.

Alienação

Por outro lado, o desconhecimento sobre o assunto é notório na Grã-Bretanha e muitos não sabem o que significa UE, nem mesmo o que acontecerá com a saída do bloco. Número significativo de pessoas disseram que não sabiam exatamente sobre o que estavam votando e só perceberam que não era aquilo que esperavam no dia seguinte e, se pudessem, mudariam o voto em clara demonstrando de total alienação.

Apelo errado

Um dos principais pontos da propaganda da campanha para que o Reino Unido saísse da União Europeia, era que o Reino Unido mandava £350 milhões por semana pra UE, e que esse dinheiro poderia ser usado no NHS, (sistema de saúde do Reino Unido).  No entanto, após o resultado, Nigel Farage, importante liderança da campanha pela saída, disse que foi um erro fazer tal colocação. Ou seja, engambelou a população e agora pula fora. Perguntar não ofende: Seria um golpe também?

 

Comparações

Criticas e comparações entre a população recaem sobre a decisão de Cameron renunciar sem deixar nenhum plano ou solução para o Reino Unido: “depois mulher é que o sexo frágil”

Pela continuidade

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, ja esta fazendo lobby pra tentar manter a relação da Escocia com a UE, aventando a possibilidade de  novo referendo pra sair do Reino Unido e continuar no bloco da UE.

Confira Video e clic em traduzir matéria:

 

 

 

 

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1530 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta