Pinhais: Dos 319 candidatos à vereança apenas 30% são mulheres

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), embora tenham havido algumas renúncias, do total de 319 candidatos, aparece o nome de 97 mulheres registradas para disputar vagas no Legislativo apontando 30% de participação feminina no pleito. Este indicativo se assemelha ao restante do País onde se observa a pouca participação das mulheres no processo eleitoral.

Motivos

Por outro lado, esse número tende a evidenciar as dificuldades que a grande maioria das mulheres enfrentam para participar da vida política brasileira uma vez que, a prática da politica ainda é vista ou entendida como “propriedade” masculina.  O tratamento recebido pelas mulheres no âmbito do Congresso Nacional comprovam tal colocação.

Professores (as)

Outra curiosidade fica por conta do número de candidatos profissionais da educação ao cargo de vereador, 20 (vinte) no total:  10 mulheres e 10 homens que trazem registrados antes de seus nomes as referências, professor ou professora.

 

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1530 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta