Começam em Pinhais as obras do Parque Palmital

Obras do Parque Palmital, em Pinhais. Pinhais, -05-08-15. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Será necessário remover 800 mil metros cúbicos de terra para formar as três bacias e tampar as cavas de areia

Iniciaram em Pinhais as obras do primeiro parque da cidade, o Parque Palmital, projetado pelo Governo do Paraná. Além de ser uma nova opção de lazer para os moradores e turistas da Região Metropolitana a obra tem o objetivo de reduzir as enchentes e preservar o manancial.

Nesta primeira fase está sendo feito o trabalho de terraplanagem e a previsão de entrega do parque é de dois anos. Como serão construídas no parque três bacias de retenção de água, em épocas de chuva, será desviada a água do Rio Palmital.

A obra é orçada em R$ 20 milhões, terá área de 160 mil metros quadrados e está previsto o plantio de 40 mil mudas de árvores para urbanização. Constam no projeto, três lagoas, estacionamento, cancha de futebol, quatro quilômetros de ciclovias e pistas de caminhadas, pista de skate e academia ao ar livre. A entrada principal será pela Estrada da Graciosa.

Outros parques

O Governo Estadual anunciou há alguns meses a construção de cinco parques na Região Metropolitana. Além do Palmital, em Pinhais, serão construídos os parques Ambiental do Iguaçu, em São José dos Pinhais, Ambiental Piraquara, em Piraquara, o Natural do Iguaçu, em Araucária, e o Metropolitano do Iguaçu, uma expansão do já existente Parque Iguaçu, em Curitiba, contemplando, dessa vez, os municípios de São José dos Pinhais e Piraquara.
Os parques integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2 Drenagem) do Governo Federal, que custeia projetos para reduzir impactos ambientais e para gestão sustentável da drenagem urbana.

Obras do Parque Palmital, em Pinhais. Pinhais, -05-08-15. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Parque Palmital projetado pelo Governo do Paraná

1 Comentário

  1. Essa academia ao ar livre será igual àquelas da terceira idade ? Bem que poderiam pensar em um projeto de academia de calestenia. Seria algo singular e inovador na região.

Deixe uma resposta