Voce está ou não entre os 65% que nunca ouviu falar do Ato Institucional AI-5?

Alegando ameaça comunista, os militares em parceria com a elite brasileira insatisfeita com o governo progressista de João Goulart (Jango), em 31 de março de 1964 derrubaram Jango do poder e instalaram a ditadura militar no Brasil.
Era desejo de João Goulart realizar as reformas de base: reforma agrária (a principal e que gerou insatisfação dos latifundiários), educacional, bancária, Urbana entre outras…
O Ato Institucional Nº 5 (AI-5) foi implantado durante o Golpe Civil-Militar que ficou conhecido também como “A era de Chumbo”
Considerado o mais severo de todos os atos institucionais, o AI-5 foi implantado no governo do então presidente General Artur Costa e Silva, estabelecendo forte censura nos meios de comunicação do país.
Reprendia e torturava estudantes, intelectuais e religiosos. Suspendeu os direitos políticos de todos os brasileiros.
Eleições foram proibidas. Manifestações ou atividades políticas.  Também foram proibidas reuniões. Enfim, a liberdade era vigiada.
Assista ao vídeo:

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1528 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta