Um fulano me chamou no WhatsApp para um diálogo sobre a campanha eleitoral em Pinhais

Eleições municipais se aproximando, porém a imensa maioria da opinião pública (com raríssimas exceções) ainda não se ligou no assunto. O processo eleitoral não é motivo de  preocupação como o desemprego, a saúde, a segurança, a sobrevivência e a pandemia neste momento.

Mas sempre há quem se atente sobre a questão eleitoral, como por exemplo um seguidor deste Blog, cujo diálogo posto abaixo:

Um fulano me chamou no WhatsApp para um diálogo:

Por questão de ética vou tratá-lo de “fulano” . 

Pergunta do fulano: Chicão, eu estaria infringindo a lei em caso de meter a boca em candidato(a) que bater palmas em meu portão pedindo votos.

Minha Resposta: Obviamente que não, desde que pacificamente, falei.

Pergunta do fulano: Mas e se eu jogar ovo na cachola de algum?

Minha Resposta: Ora, ai você já estará protestando de forma exacerbada e poderá se ver em apuros com a lei. Violência não leva a nada.

Pergunta do fulano: Ah…tá…bom então, só meter a boca não dá nada?

Minha pergunta: Mas você acha essa uma boa opção?

Resposta do fulano: Acho sim, com certeza.

Minha pergunta: Mas, fulano, você quer que aconteçam mudanças na Câmara Municipal de Pinhais? Você quer ver novos vereadores(as) lá?

Resposta do fulano: Sem a menor dúvida, é o que mais desejo.

Minha resposta: Então faça uma relação com alguns nomes e pesquise sobre eles. Observe sobre o que pensam. Veja o que eles publicam nas redes sociais. Analise também o partido que estão, bem como, as pautas que defendem para ver se batem com o que você pensa e deseja para você e para a sociedade como um todo.

Meu caro amigo (fulano), estas são algumas formas que podem ser usadas escolhermos a quem dar nosso voto e não nos arrependermos depois, não importando se a pessoa se elegeu ou não, pois não existe aquela ideia de: “orra”, perdi meu voto, meu candidato(a) não se elegeu. Ou então, ganhei meu voto, ele(a) se elegeu.

O voto deve ser dado de forma consciente após uma criteriosa análise e escolha.

Resposta do fulano: Caramba Chicão, grato pelo papo educado. Sabe de uma coisa, não vou meter a boca em todos que vierem bater palmas em meu portão pedindo votos (talvez em uns e outros somente…rsrsrsrs). Vou pedir que me expliquem suas ideias e quais os motivos que querem tanto serem eleitos? E qual o trabalho que faz um vereador e quanto ele ganha?

Abraços Chicão.

Idem….

 

 

 

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1528 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta