TSE aprova calendário eleitoral das eleições municipais de 2016

calendario eleitoral

Foi aprovada na última terça-feira (10), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Calendário Eleitoral das Eleições Municipais de 2016. No próximo ano, serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros. Com o calendário, os partidos políticos, candidatos e Justiça Eleitoral devem obedecer as datas definidas pelo TSE para o processo eleitoral de 2016.

Data do 1º e 2º turno

A eleição vai ocorrer no dia 2 de outubro (domingo), em primeiro turno, e no dia 30 de outubro (domingo), quando houver segundo turno (nas eleições municipais, apenas cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno).

Filiações dos candidatos

Quem quiser ser candidato precisa se filiar a um partido político até o dia 2 de abril de 2016, ou seja, seis meses antes da data das eleições.

Convenções

As convenções partidárias para a escolha dos candidatos e as decisões sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016.

Registro de candidaturas

Os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos aos cartórios eleitorais até as 19h do dia 15 de agosto de 2016.

Campanha mais curta

O novo calendário também incorpora a redução da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, prevista para começar em 16 de agosto.

Horário político

O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto, em primeiro turno.

* Com informações do TSE

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1528 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta