Seminário sobre a Reforma Política foi realizado na Câmara de Pinhais

Aconteceu na noite desta terça-feira (12), em Pinhais, o Seminário Reforma Política. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal pela Fundação Ulysses Guimarães.

Participantes

Participaram do seminário, aproximadamente 100 pessoas. Integrantes de partidos da cidade, membros do poder executivo, assessores políticos, integrantes da Força Sindical, os vereadores Tavinho, Leonildo Gordo, Gilberto, Márcia, Airton, Zézinho, Passarinho, além da Secretária de Administração, Rosa Maria e o secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Laércio Sobral. Entre os presentes, também esteve o Deputado Requião Filho (PMDB), presidente da instituição no estado, e o ex-candidato ao Senado Federal, o peemedebista, Marcelo Almeida. O seminário foi gratuito e os participantes inscritos receberão certificado emitido pela organização.

Iniciativa válida

Na abertura do evento, Requião Filho falou que esta iniciativa é para trazer a política para perto das pessoas, sendo uma ação muito válida, principalmente, porque no momento se debate a questão nacionalmente.

Explanação

O palestrante do seminário foi o historiador e Secretário Executivo de Reforma Política da Fundação, Marcio Carvalho. Durante aproximadamente uma hora de explanação, ele falou de várias questões e pontos, apresentando dados de pesquisas realizadas. Os principais pontos abordados por Carvalho foi a questão do voto distrital e do financiamento público de campanha. Além de trazer diversas informações, ao final do seminário os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e questionamentos sobre o tema.

Dados

O material apresentado está a disposição dos participantes e alguns dados interessantes sobre das pesquisas, divulgamos no blog:

  • Atualmente o país tem 32 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
  • O nível de confiança nos partidos políticos por parte da população é de 4%;
  • A maioria dos entrevistados são contra a reeleição do executivo (prefeito, governador e presidente);
  • 68% dos entrevistados são favoráveis a unificação das eleições;
  • 75% defendem limite para reeleição do legislativo (vereadores, deputados estaduais e federais e senadores)
  • 62% são contra as coligações partidárias;
  • 73% são a favor da fidelidade partidária

Veja imagens do Seminário:

Seminario Reforma Politica (1) Seminario Reforma Politica (10) Seminario Reforma Politica (11) Seminario Reforma Politica (13) Seminario Reforma Politica (16) Seminario Reforma Politica (18) Seminario Reforma Politica (19) Seminario Reforma Politica (21)

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta