Segmento esportivo de Pinhais protocola carta com reivindicações à prefeita Marli Paulino

Imagem:Pref.Mun.Corrego Fundo

Tempos difíceis que todos estamos passando com o novo coronavirus batendo em nossas portas e nos obrigando a agirmos de maneira que jamais imaginamos um dia.
Isolamento social, distanciamento social, uso de máscaras, luvas e álcool gel, são as regras ditadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a forma mais eficaz para conter o avanço do vírus.
Apesar do número de pessoas infectadas e do expressivo número de letalidade no mundo, infelizmente ainda encontramos quem pense que a situação “não é tão perigosa como vem sendo anunciada”, pelos meios de comunicação.
É bom lembrar que existem casos de subnotificação, ou seja, casos que não são apontados como pessoas infectadas pelo coronavirus.
Hoje (28 de abril de 2020) Covid-19 no mundo
Número de pessoas infectadas: 3.063.814
Número de casos ativos: 1.943.643
Número de casos recuperados: 906.898
Número de casos fatais: 213.300
Hoje (28 de abril de 2020) Covid-19 no Brasil:
Número de pessoas infectadas: 66.896
Número de casos ativos:  31.199
Número de casos recuperados: 31.142
Número de casos fatais:  4.555
Hoje (28 de abril de 2020) Covid-19 no Paraná:
Número de pessoas infectadas: 1.186
Número de casos ativos:  358
Número de casos recuperados:  753
Número de casos fatais:  75
Hoje (28 de abril de 2020) Covid-19 em Pinhais:
Número de pessoas infectadas: 21
Número de casos suspeitos:  09
Número de casos recuperados: 17
Número de casos fatais: 1
Estes números ainda não são suficientes para comprovar ou fazer com que muitas pessoas (que não trabalham em serviços essenciais) entendam a importância do isolamento social.
Questões econômicas preocupam sim, trazem prejuízos financeiros a todos nós, porém, tais prejuízos são incomparáveis com as fatalidades. Não preciso aqui me alongar sobre isso.
Os dados sobre a Covid-19 acima postados, servem para analisarmos a preocupação de um grupo de empreendedores do segmento esportivo de Pinhais em relação a questão econômica e sanitária do setor.
A iniciativa do grupo (carta logo após o texto*) em protocolar uma Carta de Reivindicações à prefeita Marli Paulino solicitando ou dando algumas sugestões para evitar desestabilidade no setor é louvável quando pede que à Administração Pública, um suporte financeiro como compensação para os prejuízos ocasionados pelo fechamento dos locais esportivos. Outra questão de extrema importância seria a manutenção dos empregos nestes locais.
É possível que a iniciativa tomada pelo segmento esportivo seja acompanhada por outros setores do comercio de Pinhais, uma vez que a arrecadação municipal se dá também através de impostos pagos pelos proprietários de médias, pequenas e microempresas.
O isolamento social há que continuar pelo tempo que for necessário, o relaxamento social tende a comportar prejuízos irreparáveis. Portanto, é necessária a união de todos os setores produtivos e comerciais no sentido de pressionar as administrações públicas (nas três esferas) para que apresentem urgentemente uma proposta de socorro financeiro capaz de amenizar as consequências enfrentadas tanto pelos patrões quanto aos seus empregados.
Desta forma, é muito provável que o isolamento seja seguido de forma mais contundente pela população que não trabalhe em serviços essências.
Por outro lado, é bom frisar que atividades em espaços públicos continuam acontecendo e ocasionado aglomerações. Espaços públicos teriam que seguir à risca as recomendações da OMS sobre a importância do isolamento social.
Estes espaços devem ter fiscalização constante a fim de evitar aglomerações, pois estas tendem a dar “asas” ao vírus.
*A pedido de Marco Aurelio Rodriges, a ‘Carta de Reinvindicação” foi retirada.

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1528 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta