Saiba quando você poderá sacar seu FGTS anunciado pelo governo…

O governo de Michel Temer anunciou medidas trabalhistas que deverão ser tomadas, entre elas, a liberação para contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo o governo, a proposta deverá alcançar cerca de 10 milhões de brasileiros.

Contas inativas do FGTS são aquelas “paradas” nos bancos pelo fato de o empregador não depositar mais em decorrência do término do contrato de trabalho.

Faça consulta sobre seu saldo do FGTS

Para conferir sua situação no  site da Caixa Econômica Federal que permite consultar o saldo do FGTS basta informar o NIS (PIS/Pasep) constante na sua Carteira profissional de Trabalho seguida de uma senha que deverá ser criada por você mesmo. Você escolherá os meios para receber as informações..

Cronograma

O cronograma para o saque do FGTS deve ser anunciado até 1º de fevereiro de 2017, segundo o ministro do Planejamento Dyogo de Oliveira.

A medida torna possível sacar o valor das contas inativas desde que, o afastamento do emprego tenha sido até 31 de dezembro de 2015.

Segundo o governo, o valor estimado para atender esta medida é de R$ 3o bilhões e deverá colaborar para aquecer o mercado em 2017.

Só no “niver”

Mas tem um, porém, os saques serão liberados de acordo com a data de nascimento dos trabalhadores, isto é, os trabalhadores só poderão sacar nos meses das datas de seus aniversários. Não é tão rápido quanto pereceu o anuncio.

Valor pequeno

Outra situação é que o valor anunciado de R$ 3,5 bilhões pode não ser o real, pois muitas contas inativas talvez não despertem o interesse dos trabalhadores por motivos diversos, mas motivo deve ser destacado: o valor irrisório que possa constar em determinadas contas poderá desestimular o trabalhador fazendo com que esta grana não entre no mercado.

 

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1528 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta