Rosa Maria poderá ir para o PROS, prazo para troca de partido está se esgotando

O tempo passa rápido como um foguete para todos os partidos, os políticos e pré-candidatos, tanto a vereança quanto ao executivo que pretendam disputar as eleições municipais deste ano.

A troca de partidos que vem acontecendo há algum tempo, tende a aquecer nestes últimos dias. O prazo para mudanças de siglas ou filiações vai até 02 de abril. Tá em cima do laço!

rosa maria

 

No Pros

As previsões de mudanças partidárias que rolavam em rodas de conversas na cidade, estão muito próximas de tornarem-se realidade. O PT de Pinhais poderá perder importante nome para o Pros. Rosa Maria (nome mais cotado à prefeitura na sigla) poderá assinar ficha de filiação em breve e sair candidata a prefeita ou vice em alguma coligação. Há quem duvide!

 

Opções

Supondo que Rosa Maria migre para o Pros, o PT teria 03 (três) opções a tomar; a) escolher outro nome para disputar as eleições majoritárias de 2016. b) não lançar candidatura majoritária, mas participar de uma coligação neste sentido apoiando outros nomes.  c) focar a disputa nas eleições proporcionais não participando de nenhuma coligação para a disputa majoritária.

Opção “a”

Caso decida pela opção “a”, o PT, obviamente estará na disputa majoritária e poderá garantir legenda para as eleições proporcionais. Candidatura própria é vista pelos candidatos à vereança, de qualquer partido, como reflexo positivo às legendas. Para a disputa majoritária, terá que conquistar apoio de outros partidos políticos.

Opção “b”

Caso o partido venha a optar pela opção “b”, a motivação das candidaturas proporcionais poderá não ser a mesma de outros tempos, pois o partido, ao longo dos anos, historicamente combateu o bom combate apresentando e defendendo propostas próprias.

Opção “c”

Se optar pela opção “c”, o partido terá muita dificuldade em conseguir legenda como nas últimas disputas e, conseqüentemente poderá perder espaços no Legislativo municipal com reflexos importantes na participação da vida política da cidade.

Mas, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1530 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.