Projeto das terceirizadas prejudica a classe trabalhadora…

PL 4330

Dilma vetará?

A aprovação do PL 4330 que atende as vontades da classe empresarial vai dar muito o que falar, pois as informações a respeito do assunto ainda carecem de clareza à grande maioria da sociedade, da classe trabalhadora.  É muito provável que a presidente Dilma Rousseff use o poder de Veto ao projeto que tanto prejudica e oferece insegurança aos trabalhadores de um modo geral.

Chão de fabrica e administrativos

O PL em questão é sinônimo de perdas salariais, de ameaça às garantias de empregos. Consequentemente haverá redução de impostos sociais às custas do trabalhador dado a liberdade que as empresas terão em relação às contratações, pois poderão terceirizar a fim de baratear a mão de obra (independentemente se, de chão de fabrica ou administrativa). O projeto em questão abre caminho para a extinção da Carteira Profissional de Trabalho e tudo o que ela representa em termos de garantias sociais.

Vícios

Por outro lado, há grande rotatividade de trabalhadores nas terceirizadas e, considerável número destas não costuma cumprir à risca as normas contratuais à que estão sujeitas, ao contrário, o vício da oferta de vantagens como comissões, percentuais, etc para que as contratantes fechem os olhos para os defeitos nos serviços executados é praxe.

Perfil

O perfil da Câmara dos Deputados eleitos no pleito de 2014 é conservador, talvez esteja aí à explicação da aprovação do PL 4330.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta