Professora Desiree Salgado fala sobre a luta das mulheres por direitos, respeito e despejo zero

A professora Desiree Salgado, mestre e doutora em Direito do Estado, professora de Direito Constitucional e de Direito Eleitoral da UFPR concedeu entrevista à ‘TV O Ponto da Política’ falando sobre a luta das Mulheres contra a violência, por direitos sociais, de moradia e despejo zero.

Antes de entrar no tema principal, Desiree comentou sobre o escândalo das joias árabes avaliadas em aproximadamente R$ 16,5 milhões e meio. O escândalo envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira dama Michele Bolsonaro além de militares de alta e baixa patentes.

  • A violência contra a mulher recrudesceu nos últimos quatro anos, aumentando o número ataques de todas as formas e, principalmente o feminicídio, ainda observamos situações de cárcere privado, desrespeito no trabalho contadas, assédios morais e sexuais dentro do transporte público.
  • Em 2022 o número de mortes motivadas pelo gênero (pelo simples fato de serem mulheres). Foram 1,4 mil mortes motivadas pelo gênero. O maior índice desde 2015.
  • O Instituto Monitor da Violência apontou que o número de vítimas de feminicídio no Brasil cresceu 5% no último ano.
  • O governo Lula anunciou um projeto de grande importância social para as mulheres. Toda a empresa com 20 funcionários ou mais deverá igualar o salário das mulheres aos dos homens desde que exerçam as mesmas funções e tal.
  • O projeto que deverá ser votado pela Câmara dos Deputados/Deputadas e pelo Senado Federal, prevê ações de transparência a serem cumpridas pelas empresas como por exemplo, publicação de relatórios para fiscalização.
  • Na quarta-feira 8, ‘Dia Internacional da Mulher’, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto que prevê a distribuição gratuita pelo SUS dos itens básicos para pessoas que menstruam.
Sobre Francisco Carlos Somavilla 1528 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta