Presidente Gilberto faz avaliação de sua primeira gestão à frente da Câmara de Pinhais

O Vereador Gilberto  (PT) será o presidente da Câmara de Pinhais nos próximos dois anos (biênio 2014/2015)
O Vereador Gilberto (PT) será o presidente da Câmara de Pinhais nos próximos dois anos (biênio 2015/2016)

            Nesta semana, o Jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, em sua edição semanal (nº327 – 09 a 19/01/2015) realizou uma entrevista com o presidente reeleito da Câmara Municipal de Pinhais Gilberto do PT, que fez uma avaliação de sua primeira gestão e abordou algumas metas para os próximos dois anos. Confira algumas das questões abordadas:

Avaliação do 1º mandato

               Para Gilberto, o período foi marcado por diversos investimentos na Câmara, proporcionando melhores condições de trabalho aos vereadores e funcionários do Poder Legislativo. Outro ponto importante foi à economia de recursos, totalizando em dois anos, 5,5 milhões de reais que foram devolvidos para o Poder Executivo. O Presidente Gilberto avaliou a gestão dos recursos da casa como positiva.

Portal da Transparência

               Segundo ele, o site da Câmara Municipal passou a ter um novo modelo, sendo inclusive exemplo no quesito transparência, garantindo ao cidadão o acesso às informações. Além disto, foi implantada no mês de outubro de 2014, as transmissões por rádio (FM Nova Pinhais e Rádio Plug) das sessões em plenário para os munícipes acompanharem os trabalhos do legislativo.

Concurso Público

               Em breve será lançado edital para concurso público para os cargos de Contabilidade (1 vaga), Técnico em Informática (1 vaga) e Assistente Administrativo (3 vagas). Além disto, serão criados os cargos de Diretor Financeiro e de Diretor de Contabilidade, este último para atender um exigência do Tribunal de Contas do Estado.

Metas da nova gestão

               A primeira será a realização de concurso público para contratar mais servidores. O Presidente Gilberto do PT também citou o desejo de investir em equipamentos para as transmissões de rádio das sessões em plenário para que, futuramente, seja possível também, as transmissões em vídeo pelo site da Câmara. Além de investimento para a melhoria da casa na questão de infraestrutura, como por exemplo, ar-condicionado para o plenário e gabinetes com possibilidades para 2016, a implementação do sistema de identificação na entrada da Câmara. Outra medida é gerar maior economia, para tanto está sendo estudada a possibilidade da compra de tablets, pois atualmente o gasto com papel para impressão dos diários oficiais é grande.

Comissão de Ética

               Gilberto afirmou que estão sendo cumpridos todos os preceitos éticos e legais neste caso atual dos vereadores Leonildo Sandri (PRB) e Joãozinho Ribeiro (PSB). O trabalho vem sendo realizado e a previsão é que seja encerrado no mês de março, onde será levado a plenário o parecer da Comissão. Gilberto ressaltou que será dada satisfação à população sobre as denúncias que são também investigadas pelo Ministério Público através do GAECO.

Parceria com a Prefeitura

               Para o presidente, a Câmara tem feito um trabalho de parceria, tendo colaborado, porém mantém o seu senso crítico, afinal, o trabalho dos vereadores é também de fiscalizar o Poder Executivo. O trabalho dos parlamentares tem sido ágil, mas sempre respeitando os trâmites, sendo que as Comissões da Casa tem comprido bem o seu papel.

Gilberto não será mais candidato á vereador

               Ao final da entrevista, o Presidente da Câmara Gilberto afirmou que não pretende mais se candidatar a vereador nas próximas eleições (2016). Dizendo que já cumpriu sua parte tanto para a Câmara bem como, à cidade de Pinhais. Gilberto tem a intenção de pleitear o cargo de Prefeito ou Vice Prefeito, porém tudo dependerá da conjuntura política do próximo ano.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta