O exercício do voto no Brasil é “meio facultativo”. Veja por que….

No Brasil, o exercício do voto é livre, porém obrigatório, pois se você deixar de exercer sua “liberdade” será punido pela Justiça. Da pra entender?

Meio facultativo

Muito bem, mas se formos um pouco mais a fundo, o exercício do voto no Brasil é facultativo ou no mínimo “meio facultativo” (sic), uma vez que, se você simplesmente deixar de votar por não se ver representado em nenhuma proposta, em nenhuma candidatura e posteriormente justificar dentro de um determinado prazo junto à Justiça Eleitoral, o máximo que poderá acontecer é você levar uma multa no valor irrisório de R$ 3,51, isso mesmo, três reais e cinqüenta e um centavos.

Justificativas

Aliás, para locais onde não houver segundo turno, quem não votou nas ultimas eleições e não justificou, poderá justificar a ausência até o dia 1º de dezembro de 2016, em qualquer Cartório Eleitoral.

Para cidades onde houver segundo turno, as justificativas poderão ser feitas em qualquer Cartório Eleitoral até o dia 29 de dezembro de 2016.

Três eleições

O eleitor somente será punido na forma da lei, ou seja, com restrições à participação em concursos públicos, vestibulares, viagens ao exterior (será impedido de retirar o passaporte) etc, se não votar e nem mesmo justificar ausências em 03 pleitos eleitorais. É bom lembrar que essa conta inclui eleições de primeiro e segundo turnos.

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1530 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta