O dia em que o Paraná reviveu o Estado de Exceção

Neste final de semana, os clássicos futebolísticos terminaram com vitórias daquelas equipes que mais souberam aproveitar as oportunidades (inclusive penalidades). Voltemos então à realidade, a realidade da educação no estado do Paraná. Como ela está sendo tratada como estão sendo tratados os professores da rede estadual de ensino pelo governo de Beto Richa (PSDB).

beto cara

Não cumpriu

Em fevereiro deste ano, os professores entraram em greve reivindicando respeito aos direitos do funcionalismo público do Paraná junto ao governo estadual. Após um mês, a greve foi suspensa mediante acordo firmado entre a APP- indicato e o governo de Beto Richa. Porém, a classe dos educadores que permaneceu em “estado de greve” desde o dia 29 de março, retomou a paralisação no dia 27 de abril dada à insistência do governo em aprovar o projeto da Paranaprevidência que leva prejuízo aos professores, ou melhor, ao funcionalismo estadual como um todo, segundo o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão.

policia batendo

Borracha pra todos

Na semana passada, Beto Richa mandou a policia descer a borracha, tanto na base do cassetete quanto através de balas cuspidas pelas carabinas prá cima do pessoal da educação e quem mais se encontrasse, no dia 29 de março, na Praça Nª Sª de Salete, no Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba protestando contra o projeto que havia mandado à Assembléia Legislativa para que deputados de sua base aprovassem sem pestanejar; a toque de caixa.

mar de lama

Ameaças

Este mesmo governo se encontra endividado dos “pés a cabeça” e sob denuncias que apontam um verdadeiro “mar de lama”, com casos de pedofilia, corrupção, ameaças de morte a jornalistas, etc divulgadas anteriormente pelos telejornais da  RPCTV e  jornal Gazeta do Povo.

repressaõ

Praticas repetidas

A forma de governar de Beto Richa pegou fama no mundo inteiro em virtude da truculência com que tratou os professores que apenas reivindicavam seus direitos. O Estado Democrático de Direito no estado do Paraná foi soterrado no dia 29 de abril próximo passado.
Com todo o respeito que Jose Richa, ex-governador e ex-senador pelo Paraná merece, mas acredito que ele deva estar se remoendo em seu túmulo ao ver as velhas e abomináveis práticas do Estado de Exceção repetidas pelo seu filho.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta