No Paraná 04 municípios tem novas eleições neste domingo (02)

Em quatro municípios do estado do Paraná estão ocorrendo eleições neste domingo (02): Foz do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Pirai do Sul e Quatiguá.

Foz do Iguaçu 

Em Foz do Iguaçu, o candidato mais votado a prefeito Paulo Mac Donald (PDT), teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral por improbidade administrativa, com base na Lei da Ficha Limpa, ele foi condenado por irregularidades durante o período em que exerceu o cargo, entre 2005 e 2012.

Na cidade das Cataratas, seis candidatos estão na disputa pelo comando da prefeitura: Francisco Lacerda Brasileiro (PSD), Irineu Rodrigues Ribeiro (PV), Marcelino Vieira de Freitas (PT), Osli de Souza Machado (PPS), Phelipe Abib Mansur (Rede).

Nova Laranjeiras 

O ganhador do pleito de 02 de outurbo, Eugênio Milton Bittencourt (PT), teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral por rejeição de contas públicas. No caso, o Tribunal de Contas do Estado identificou a compra de medicamentos em volumes superiores às necessidades da população, falta de fiscalização na entrega dos remédios e o recebimento de notas fiscais irregulares.

Em nova Laranjeiras a disputa pela prefeitura está entre Altamiro de Cristo (PMDB) e José Lineu Gomes (PPS),

Piraí do Sul 

O prefeito eleito em Piraí do Sul, Antônio El-Achkar (PTB), teve a registro impugnado por ter feito uma viagem ao Japão e à China em 2009, quando chefiava a prefeitura, sem apresentação de prestação de contas. A viagem custou R$ 19 mil na ocasião e teria sido paga com recursos públicos.

Em Pirai do sul cinco candidatos estão no páreo pela prefeitura: Valter Mainardes (PRTB), Márcio Flávio da Silva (PMB), Maricelso Ribeiro (PDT), Valentim Zanello Milleo (PSD) e José Carlos Sandrini (PHS).

Quatiguá 

Em 02 de outubro último, o candidato reeleito em Quatiguá, Efraim Bueno Moraes (PMDB) não conseguiu assumir a prefeitura em razão de duas ações movidas contra ele por improbidade administrativa devido a irregularidades praticadas em 2011.

Adelita Parmezan de Moraes (PTB) e Luís Fernando Dolenz (PSDB) disputam à prefeitura na cidade.

Direto da fonte

Conforme informações repassadas por fonte de Foz do Iguaçu, a boca de urna tá apontando vantagem ao candidato Francisco Lacerda Brasileiro do PSD, o popular “Chico Brasileiro” que poderá abocanhar mais de 50% dos votos válidos e sagrar-se vencedor do pleito.

Ainda segundo a fonte, dos 165 mil eleitores, praticamente 40% deixarão de exercer o direito ao voto em decorrência da decepção pelo impedimento de Paulo Mac Donald ter assumido a prefeitura após ter ganhado com larga vantagem as eleições de 02 de outubro passado.

Por outro lado, segundo a fonte, a baixaria vista nos debates ocorridos durante o processo eleitoral é fator preponderante pelo descrédito ou desinteresse do eleitorado no pleito. Muito mais do que a primeira hipótese, conclui.

Fica a pergunta

Os culpados pela realização destas novas eleições (que implicam em novos gastos do dinheiro publico) arcarão com as despesas ou ficarão por conta da população?

 

 

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1528 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta