Marli Paulino, a expectativa de uma gestão eficiente a frente da prefeitura é grande

Amanhã, (16), as 15h00, na Câmara Municipal de Pinhais, acontecerá a solenidade de diplomação da Prefeita, da Vice-Prefeita, dos Vereadores e Vereadoras eleitos nas Eleições de 2016. A solenidade será presidida pela Exma. Dra. Márcia Regina Hernandez de Lima, Juíza da 188ª Zona Eleitoral de Pinhais.

Poder Executivo

A partir de janeiro de 2017, Marli Paulino, eleita com 82% dos votos válidos estará à frente do Executivo Municipal.

Certamente, a população pinhaiense alimenta expectativas de que a vencedora do pleito de 2016 devolva, através de trabalho e ações responsáveis, como por exemplo, a aplicação dos recursos orçamentários, a enorme credibilidade depositada nas urnas.

O chefe do Poder Executivo de um município é o prefeito, e este tem o poder de administrá-lo usando os recursos provenientes dos impostos e outras tarifas para o custeio das obras de infraestrutura e demais serviços necessários para o bem estar da população.

Poder Legislativo

Por outro lado, da mesma forma, a população espera que os nobres vereadores (as), eleitos e reeleitos trabalhem em harmonia com o Executivo, e vice-versa.

A principal função do vereador é representar o povo perante a administração pública, porém existem outras funções como criar, propor emendas ou extinguir leis, criar comissões parlamentares de inquérito. Analisar, aprovar ou reprovar proposta orçamentária e fiscalizar as ações do Executivo também são atividades pertinentes ao vereador.

Tanto vereadores quanto prefeitos devem agir de forma Republicana e comprometida com o desenvolvimento sustentável, humano, social e econômico de suas cidades. Estes quatro pilares apontarão os indicativos de qualidade de vida de um município.

 

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1529 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta