Major Iracema Maschio nova Superintendente da Guarda Municipal de Pinhais

Major Blog

No final do mês de abril aconteceu a solenidade de troca de comando da Guarda Municipal de Pinhais. A corporação estava sendo comandada pelo superintendente José Arildo de Oliveira, que deixou a função para assumir a Diretoria de Segurança Pública e Patrimonial. No Comando, assumiu a Major Iracema Maschio Figueiredo. Ela é oficial da Reserva da Polícia Militar, formada há 34 anos, na primeira turma de Oficiais Operacionais do Brasil, atual Escola Superior de Segurança Pública. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, a nova comandante da Guarda Municipal de Pinhais trabalhou no Estado Maior da Polícia Militar em Curitiba, nos Batalhões de Londrina e Pato Branco. Iracema também lecionou para alunos da Polícia Militar, realiza palestras com temas direcionados para o desenvolvimento pessoal e profissional, é autora do livro “Sem fuzil e sem medo, comande sua vida” e tem no currículo o vice-campeonato brasileiro de Tiro do Fuzil, nas Olimpíadas das Academias de Polícia do Brasil. Foi a Primeira Ouvidora da Polícia Militar e a Primeira Comandante da Companhia Feminina. Em entrevista ao Jornal Cidades em Páginas, a Major Iracema falou sobre assumir a superintendência da Guarda Municipal e questões da segurança pública.

CP: Como está sendo a questão do contato com a corporação neste início de trabalho?
MAJOR: A receptividade foi boa. O efetivo é operacional, são bem formados e jovens, fatores que geram expectativas de desempenho profissional eficaz. Acredito que no momento estejam dispostos a aumentar a produtividade, prote-gendo ainda mais a comunidade de Pinhais.

CP: A senhora tem 34 anos de experiência na Polícia Militar, assumir a Guarda Municipal é um desafio na sua carreira?
MAJOR: Não vejo como um desafio. É um trabalho com o qual estou acostumada. Para mim, é gratificante voltar a trabalhar neste campo novamente. É o que gosto de fazer, é o que sei fazer, segurança pública.
CP: Está sendo estudado ou elaborado novos planos ou ações para serem implantados na Guarda Municipal?
MAJOR: A troca de comando, implica, normalmente em algumas mudanças, pois cada comando tem características próprias. Vamos focar na questão do combate as drogas, dar ênfase na segurança do comércio, prevenindo roubos e furtos, inclusive de veículos. Como é nossa missão, estaremos também continuadamente voltados para a segurança dos prédios públicos muni-cipais e, dentro da estrutura que dispomos, as motos estarão nas ruas e pela característica, com maior alcance operacional. As ocorrências de violência contra a mu-lher, Lei Maria da Penha, terão uma visão preventiva, com o envolvimento de outras instituições, no intuito de minimizar comportamentos agressivos. Um maior envolvimentos dos Guardas com a comunidade será fomentado com a participação ativa dos mesmos no momento cívico dos CMEIs de Pinhais, com a missão de aumentar nas crianças os valores morais, o amor ao Município, à Pátria e aos símbolos Nacionais. Internamente o objetivo é tratar com muito empenho o desenvolvimento institucional e doutrinário da Corporação e com carinho os seus integrantes, os quais devem ter a profissão a ní-vel de missão, pois assim foi o juramento – de proteger a comunidade de Pinhais.
CP: Major, em contato com o munícipe, qual a sua percepção do trabalho realizado pela Guarda Municipal? Qual a avaliação as pessoas fazem?
MAJOR: Mesmo estando há pouco tempo, percebo que as pessoas de Pinhais gostam da Guarda Municipal. Ela tem apoio e é bem recebida em todos os locais. Deduzo que seja querida na cidade pelos serviços pres-tados e forma de atuação.
CP: Qual sua opinião sobre o trabalho do seu antecessor, o ex-superintendente José Arildo, que esteve desde a fundação da Guarda Municipal e a frente da corporação nos últimos seis anos?
MAJOR: Ele fez um ótimo trabalho. Fundou a GM de Pinhais, o que é bem trabalhoso, coordenou a formação do efetivo e, com galhardia o preparou para as atividades. O Arildo está de parabéns!!!! Cumpriu a missão e passou o bastão. Desejo à ele sucesso na nova função.

CP: Com esta mudança de comando da Guarda Municipal, foi feito um traba-lho de transição?
MAJOR: Como é a primeira mudança de comando na GM, os procedimentos rotineiros são novidades, mas a transição é bem simples, o comandante substituído repassa ao comandante que assume as informações administrativas, informa os procedimentos operacionais, devolve para a carga da Corporação os equipamentos e meios que estavam a seu dispor e faz-se a passagem oficial em solenidade. A troca de comando é um procedimento normal e salutar em termos operacionais, um aperfeiçoamento contínuo, onde se aproveita o que cada comandante tem de melhor para aprimorar a instituição.
CP: Pela sua experiência e conhecendo melhor a cidade, o que a senhora observou nesta questão da segurança em Pinhais?
MAJOR: A cidade está bem policiada e a questão das diversas saídas e entradas do município, que seria um ponto frágial para a segurança do Município, está devidamente neutralizada com a ação das câmeras fiscalizadoras municipais e particulares, e a segurança reforçada com a distribuição estratégica das viaturas. Pinhais está devidamente mobiliada pelas forças estadual e municipal e, a qualquer momento, se necessário, pode-se fechar o cerco.

CP: A Guarda Municipal e a Polícia Militar fazem no município um trabalho integrado. Como está a interação dos dois comandos?
MAJOR: A Polícia Militar é a minha família, a minha origem. Conheço bem a corporação e muitos policiais militares da área foram meus alunos. O trabalho ocorre bem e a tendência é aumentar ainda mais a integração.
CP: E finalizando, o que os munícipes podem esperar da nova superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, a Major Iracema Maschio Figueiredo?
MAJOR: Podem esperar minha dedicação à comunidade e o meu esforço para aumentar a segurança da cidade, o meu apoio e produtividade. Tudo que a Guarda Municipal puder produzir será na capacidade máxima e, dentro das nossas condições, estaremos prontos para atender.

Fonte: Jornal Cidades em Páginas

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta