Em Pinhais, as mulheres representam 51,44% da população. No Legislativo 17,6%

Historicamente a participação da mulher no mundo político sempre foi restrito. Durante muito tempo as mulheres não votavam e eram impedidas em disputar eleições. As mulheres do campo não podiam ser sindicalizadas, tiveram de lutar muito para conseguir este direito.

As mulheres representam hoje mais da metade da população do Brasil (51,03%) e também mais de metade do eleitorado brasileiro (51,9%). No entanto, nos espaços públicos as mulheres são minoria. Resquícios do patriarcalismo!

Vamos aos dados sobre a representação da mulher no Legislativo de Pinhais:

A população de Pinhais é composta por 117.008 pessoas, sendo 60.199 mulheres, ou seja elas representam 51,44% da população.

gen1

O próximo gráfico mostra a divisão dos candidatos por gêneros, nessa fase, a representação da mulher é de 34,54%, um pouco acima dos 30% que é o mínimo exigido por lei.

gen2

O próximo gráfico mostra uma comparação sobre a composição do legislativo de Pinhais antes e após as eleições de 2016.

represgen

A representação das mulheres em 2013 atingiam 23,5% quando ocupavam 4 cadeiras na Câmara Municipal. Nas eleições de 2016 esse número caiu para 17,6% indicando redução. As mulheres ficaram com representantes ou 3 cadeiras, sendo duas reeleitas e uma eleita.

Os dados estatísticos foram retirados do IBGE http://www.ibge.gov.br/ .

dihmi-foto-boa

Para esta matéria contei com a colaboração e participação do Cientista Político, Mauro Antonio Ferreira Santos Filho que é servidor público municipal de Pinhais, lotado na Gerência de Logística da Secretaria Municipal de Administração.

 

 

 

 

 

 

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1528 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta