Eleições 2020: O que motiva os quase 600 mil candidatos se ‘digladiarem’ nas disputas municipais?

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o Brasil quase quase 600 mil candidatos disputarão as eleições municipais no próximo dia 15.

Os dados de registros de candidatos, que ainda estão em fase de consolidação para as eleições deste ano, informam que, no quesito cor/raça, cerca de 267 mil candidatos (48,1%) se disseram brancos, 219 mil (39,4%) se declararam pardos e 58 mil (10,5%) afirmaram ser pretos em 2020.

Motivos não faltam

O que motiva tanta gente novata disputar cargos eletivos ou então os ditos “cascudos” tentarem a reeleição?  Seria a garantia de emprego por quatro anos? Seria para “fazer o melhor” pelo povo? Seria pelos bons salários garantidos por quatro anos?

Vantagem é ligeiramente dos “cascudos”

Independentemente dos motivos, obviamente que as candidaturas “cascudas” levam ligeira vantagem sobre as novatas, pois quem está no poder vem “trabalhando” no mínimo há quatro nãos junto à opinião pública.

O voto dado aos detentores de mandatos eletivos, normalmente não vem acompanhado de uma análise de desempenho focado à coletividade por parte destas candidaturas, mas sim, por possíveis favores recebidos. Basta vermos o tempo de vida pública de diversas personalidades políticas e compararmos com os projetos apresentados e aprovados durante seus mandatos visando o bem comum.

Pandemia

Por outro lado, a pandemia ou crise sanitária, de certa forma impede uma campanha mais aberta com reuniões aqui e acolá, visitas em festas tradicionais, pois estas rarearam, e por aí vai.

 Manter o entusiasmo é preciso

Para disputa à vereança, pouco ou quase nada influenciarão os “santinhos”, banners, placas e os perfurados nos carros (muitas vezes por alguma barganha). Estes materiais servirão apenas (com raríssimas exceções) para contentar e incentivar candidaturas novatas a irem até o final entusiasmadas.

 Majoritária

Já, nas disputas majoritárias, principalmente em municípios menores, estes materiais são relevantes por conta de o número de postulantes ser menor, o que facilita ao eleitor uma análise um pouco mais detalhada, ou por pura simpatia com determinada candidatura.

Algumas propostas na base do “migué”

Questões como educação, segurança, saúde, saneamento, transportes aparecem como propostas em todas as disputas eleitorais, pois são preocupações que mais atingem a sociedade como um todo. Propostas estas, entre outras, as vezes “aproveitadas” de outras candidaturas, ou seja, dando o “migué”.

 Acesse o YouTube e se inscreva em meu canal: TV O PONTO DA POLITICA. É rápido e gratuito.

  

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1530 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta