Eleições 2014 resultado estreito divide opiniões

classes sociaisCríticas preconceituosas
Desde 2002, ano em que o PT, após décadas de luta chegou ao Poder, tornou-se comum observarmos durante os processos eleitorais e pós-encerramento das urnas, críticas preconceituosas e exacerbadas dirigidas ao bravo e aguerrido povo nordestino pelo fato de este optar por determinada ideologia. Creio não ser exagero dizer que estas críticas (guardadas as proporções) nos levam a refletir sobre a obra sociológica das relações do poder de Norbert Elias e John Scotson: “Os estabelecidos e os outsiders”. (resenha).

Construção da sociedade
O Brasil é um país de tamanho continental e, consequentemente, com diferenças sócio-econômico-cultural  significativas cuja sociedade foi construída sob o patriarcalismo  e o patrimonialismo. Contudo, estas diferenças não podem e não devem ser o entrave para que haja uma real interação social, política e econômica a fim de que o Estado de Bem Estar Social alcance, de fato, a Nação como um todo, sem distinções.

Resultados que as urnas deram a Dilma:
Norte e Nordeste = 29.236.599
Sul, Sudeste e Centro-Oeste = 24.569.880

Resultados que as urnas deram a Aécio
Norte e Nordeste = 11.343.994
Sul, Sudeste e Centro-Oeste = 39.545.418

Dilma
Especificamente em Minas Gerais, reduto do tucano, Dilma Rousseff obteve 52,41% dos votos válidos. E em Pernambuco, Dilma obteve 70,19%.

Aécio
Aécio Neves, em Minas Gerais, sua terra Natal, obteve 47,57% dos votos válidos. Em Pernambuco, reduto do PSB de Marina Silva e da família Campos que aderiram de corpo e alma à candidatura tucana, ele obteve 29,81%.

Qual a solução
Se o Norte/Nordeste não fizessem parte do Brasil, como muitos estão sugerindo, Aécio teria vencido por 57.5% a 42.5%.
Qual seria a solução? Expulsar esses outros 42.5% e também os 52,41% dos mineiros que não votaram em Aécio e assim promover uma nova divisão até sobrar apenas um discurso, ou rever conceitos?
Já basta aquelas mentes que desejam separar o Sul do restante do País.

OBS: Esta postagem tem o único objetivo de mostrar que não faz sentido essa onda de comentários preconceituosos querendo dividir o país!

Colaborou com o texto: Adriana Luiza Somavilla

1 Comentário

  1. E´ chocante saber que no Paraná existem pessoas tão despreparadas para viver em um regime democrático a ponto de cogitarem impor seus pontos de vista ” na marra”. Tenho a impressão que esse pessoal separatista e o mesmo que agride os Haitianos pelas redes sociais, e que querem desestabilizar o país com movimento de impedimento. Sou paranaense e repudio qualquer forma de preconceito contra compatriotas e a infame ideia de separatismo!

Deixe uma resposta