A contribuição que os vices poderão agregar na corrida à Presidência da República

Podemos e PSC

Álvaro Dias (Podemos) e Paulo Rabello (PSC), talvez a maior importância que o vice esteja trazendo seja o tempo de TV.  Por outro lado, Álvaro aparece com 18 a 20% no Sul do País e para por aí. Durante o processo terá que crescer muito nos estados que concentram maior número de eleitores como São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. PSC  elegeu 9 deputados para a Câmara em 2014. O Podemos era ainda um projeto, não existia.

 

 

 

 

 PDT

O PDT, a princípio lança chapa puro sangue, Ciro e Kátia Abreu. Katia pouco agrega em termos de voto, e mais, não emplacou para o segundo turno nas eleições suplementares em seu estado, o Tocantins, em junho passado. Claro que até 14 de agosto tudo poderá mudar, pois muita cana será moída na preparação da garapa. Para a Câmara Federal, o PDT elegeu 20 deputados em 2014

 

 

 


PCdoB

Manuela D’ávila (PCdob) é a candidata do partido na corrida Presidencial tendo na vice o sindicalista Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Chapa pura, como alguns partidos estão lançando, mas aguardará decisões da Justiça Eleitoral sobre Lula. Caso o ex-presidente consiga disputar as eleições (improvável) Manuela poderá ocupar a vice numa eventual coligação com o PT. O PCdob elegeu uma bancada de 10 deputados para a Câmara Federal nas ultimas eleições gerais.

 

PT

E por falar em PT, Haddad parece ser o plano ‘B’ que  insiste em dizer não ter, mas o partido de Lula poderá fechar com o PCdoB e trazer Manuela D’ávila para a vice. O Partido dos Trabalhadores elegeu 68 deputados federais nas eleições de 2014

 

 

 

PSL / PRTB

Bolsonaro PSL) e Hamilton Mourão (PRTB) do polêmico Levy Fidelix, praticamente nada agrega, pois tem o mesmo perfil da candidatura principal, uma vez que ambos são militares. É muito provável que os votos que Bolsonaro conseguir agregar venham de seu próprio desempenho. O PSL teve 1 deputado eleito para a Câmara Federal nas eleições de 2014. O  PRTB também elegeu 1 deputado.

 

 

 

 

PSDB / PPAlckmin e Ana Amélia (PP) ela também traz o grupo do PP que, aliás é o partido que lidera a lista de delatados na Lava Jato, e o tempo de TV. Alckmin tem dificuldade para subir nas pesquisas, mas tem 40% de tempo de TV, isso é um referencial importante. Mas essa situação poderá ser revertida dada aos partidos que estão girando em sua orbita. Nas eleições para deputado federal em 2014, o PSDB elegeu 54 e o PP 38.

 

Rede / PV.

Marina Silva (Rede) Eva e Eduardo Jorge (PV) com reduzido tempo de TV. Marina que ainda insiste em bater em Dilma dizendo que o impeachment foi decisão acertada poderá encontrar dificuldades junto à opinião pública pela sua opção em 2014 ao escolher Aécio para o 2° turno. O Brasil inteiro sabe o que deu. Essa questão poderá ser usada pelos adversários caso ela consiga subir nas pesquisas de opinião. PV elegeu 8 deputados federais em 2014. Marina não conseguiu registrar em tempo hábil seu partido (Rede). Disputou as eleições a Presidência pelo PSB

Partidos que elegeram deputados federais em 2014: Confira aqui 

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1528 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta