Confirmado: Conselho de Ética da Câmara de Pinhais pede a cassação dos vereadores Joãozinho Ribeiro e Leonildo Gordo

O parecer da comissão de ética indica que os dois parlamentares cometeram infrações que infringem o regulamento interno da casa
O parecer da comissão de ética indica que os dois parlamentares cometeram infrações que infringem o regulamento interno da casa

A Comissão de Ética da Câmara Municipal de Pinhais depois de alguns meses de trabalho, ouvir testemunhas, analisar os fatos, ter provas documentais,  concluiu pela abertura de processo de cassação contra os Vereadores Joãozinho Ribeiro (PSB) e Leonildo Sandri (PRB). O parecer da comissão indica que os dois parlamentares cometeram infrações que infringem o regulamento interno da casa. A informação é oficial e está publicada no diário nº 07 da Câmara Municipal de Pinhais, de 16 de março.

Denúncias contra Joãozinho Ribeiro

O vereador do PSB é acusado de quebra de decorro parlamentar, pois teve vantagens indevidas em decorrência da condição de vereador. Ex-funcionários, acusaram Joãozinho Ribeiro de retenção de parte dos salários, diárias de cursos que se quer eram realizados e realização de empréstimos fraudulentos. Além disto, há gravações em vídeo com diálogos entre o parlamentar e ex-assessores, sendo que um ex-funcionário denunciou o parlamentar ao GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Denúncias contra Leonildo

O parlamentar do PRB é acusado de comportamento vexatório ou indigno capaz de comprometer a dignidade do poder legislativo do município, devido a agressão ao colega de bancada Joãozinho Ribeiro. Além de atos ou declarações atentatórias à dignidade ou à honra dos membros da Câmara Municipal.

Procedimentos

A Comissão de Ética propõe que seja aberto processo de julgamento contra os dois vereadores. Na sessão desta terça, se for aprovado em plenário, será montada a Comissão Processante que dará continuidade ao processo e que terá definido os integrantes da mesma.

Membros da comissão de ética

Participaram da comissão de ética os vereadores: Airton (PSC), Marcinho (PDT), Oswaldo da Igreja (PT), Tavinho (PT) e Zezinho (PMDB). Obedecendo ao regimento interno da câmara, foram montadas duas comissões para apurar os fatos. Uma foi designada para o caso envolvendo o Vereador Joãozinho Ribeiro, tendo como presidente o Vereador Tavinho e o relator Vereador Marcinho. E a outra, para o caso do Vereador Leonildo. Esta foi presidida pelo Vereador Zezinho e teve como relator o Vereador Airton. Os demais parlamentares atuam como membros em cada comissão.

Clima quente

A sessão de hoje que começa às 17 horas promete ter clima quente e pegar fogo, pois é aguardado o posicionamento dos envolvidos que certamente usarão seu espaço na tribuna para se defenderem.

Opinião

Em tempos de depuração da classe política brasileira, Pinhais poderá ver, pela primeira vez em sua história, a cassação de personalidades políticas. Obviamente que o melhor seria não termos chegado a esse ponto, ou seja, que as acusações e denúncias não tivessem motivos para que fossem feitas, que não fizessem parte da vida política municipal e que tudo transcorresse dentro do que emana a Lei, na Casa de Leis de Pinhais. Devemos torcer para que esta lamentável situação não se repita. Eu, particularmente torço para que não mais!

 

Diario camara (1)
Diario camara (3)

2 Comentários

  1. Ao invés de termos um legislativo que trabalha por soluções para as questões da cidade, nossos impostos pagam pra ficarem julgando “briguinha de lavadeiras”… É o fim.

Deixe uma resposta