Comissões da Câmara Municipal de Pinhais revelam e demostram detalhes da questão política

Sessao CamaraSemana movimentada

A semana começou movimentada na Câmara de Vereadores de Pinhais com a definição das comissões da Casa. E, após, aproximadamente, uma hora e meia de reunião foram definidas as comissões permanentes. Para alguns pode até passar despercebido, mas, as posições e os detalhes chamam atenção e, acima de tudo, demostram questões da articulação política.

Possível Acordo

Os integrantes da Mesa Executiva embora estejam presentes em algumas das três comissões, não ocuparam o cargo de presidente em nenhuma delas. Isto pode ter ocorrido devido a um acordo entre os parlamentares.

PDT ganha espaço

O partido da Vice Prefeita Marli Paulino agora ocupa a 1º vice-presidência da Casa com o Vereador Marcinho, outro ponto importante, a partir deste ano, estará na comissão mais importante da Câmara, a de Justiça e Redação com a Vereadora Cecilia Padovan.

 PMDB preside comissão

O partido que é da base do governo manteve a primeira secretaria com a Vereadora Marcia Ferreira e agora o Vereador Zezinho, que é o parlamentar com maior número de mandatos na casa, inclusive já foi Presidente da Câmara e presidirá a Comissão de Finanças, Fiscalização e Licitações. Em nível de hierarquia, a segunda comissão mais importante da Câmara Municipal.

 PT fortalece o comando na câmara

O Partido dos Trabalhadores que tem a maior bancada com quatro cadeiras presidirá a Casa com o Vereador Gilberto. Outro detalhe chama atenção, o Vereador Tavinho que presidiu a Comissão de Finanças, Fiscalizações e Licitações, agora, além de mudar para a de Justiça e Redação, sera o presidente. Seu Oswaldo da Igreja passou para a de Finanças, Fiscalizações e Licitações e a Vereador Rosa Maria foi para a de Políticas Públicas. Entretanto, como a parlamentar deverá assumir a Secretaria de Administração, o posto será ocupado pelo Vereador Dr. Philip, que em breve assumira a cadeira.

 PSC se mantém

O partido manteve a mesma situação dos 2  últimos anos. Ocupa a 2ª vice-presidência com o Vereador Passarinho e participa da Comissão de Justiça e Redação, com o Vereador Airton. O vereador Passarinho agora integra a Comissão de Finanças, Fiscalizações e Licitações.

Menos espaço

O PPS não ocupa mais a 1ª Vice Presidência da Casa, mas se manteve na mesa com o Vereador Binga (2º Secretário) que permanece na Comissão de Justiça e Redação. Já o Vereador Silvio Star, saiu da mesa e também da Comissão de Finanças, Fiscalização e Licitações e agora passa a integrar a Comissão de Políticas Públicas.

Investigados

O PSB do Vereador Joãozinho Ribeiro irá presidir a Comissão de Políticas Públicas.  Esta definição pode até ser uma surpresa, pois o parlamentar está sendo investigado pela Comissão de Ética da Casa pelas acusações recebidas em 2014. Já, Leonildo Gordo (PRB) que não participava de nenhuma comissão e, apesar de também estar sendo investigado pela Comissão de Ética da Câmara passou a integrar a Comissão de Políticas Públicas.

Situação inusitada

Os vereadores Leonildo Sandri (PRB) e Joãozinho Ribeiro (PSB) que ano passado trocaram diversas acusações em plenário, a partir deste ano trabalharão juntos na comissão de Políticas Públicas. Ossos do ofício!

Dificuldades

A definição das comissões demonstra que os partidos que tem apenas uma cadeira na Câmara tem dificuldades na articulação política e na busca por espaço. Por exemplo, o PP, do Vereador Demétrio saiu da mesa onde ocupava a segunda secretaria e não faz mais parte da Comissão de Justiça e Redação e de nenhuma outra Comissão.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta