Câmara Municipal de Pinhais: Eleição da Mesa gera bate boca

demetrio pp
Demétrio

Contestação
Na Sessão da Câmara de Vereadores de Pinhais ocorrida no último dia 11, o vereador Demétrio (PP) contestou a forma da convocação para escolha do novo Presidente da Casa. O pepista apontou 7 (sete) itens os quais classificou como “As etapas de uma manobra”.

Era para dois anos
Disse que o Presidente foi eleito para exercer o cargo pelo período de 2 (dois) anos, mas a lei foi alterada permitindo a reeleição. Entre outras contestações Demétrio indagou: após tudo isso quem é que se beneficiou e foi eleito? E finalizou dizendo que votou contrario ao parecer da Comissão de Justiça e Redação que validou a convocação da Sessão de votação por não cumprir o que estabelece o paragrafo único do Art. 23 da Lei Orgânica Municipal:

Artigo 23º
A Câmara reunir-se-á extraordinariamente em caso de urgência ou de interesse público relevante, por convocação do Prefeito ou do seu Presidente, de ofício ou à vista de requerimento da maioria absoluta dos Vereadores. Parágrafo Único – A convocação será feita com antecedência mínima de cinco dias úteis e nelas não se tratará de matéria estranha à convocação.

gilberto pt
Gilberto

Dentro da legalidade
Por outro lado, o presidente Gilberto Hartkofp (PT) agradecendo os 15 (quinze) votos recebidos para sua reeleição afirmou que o processo aconteceu dentro das normais legais. Segundo o Presidente, a eleição da Mesa Diretora da Câmara deve ser realizada em 06 (seis) de novembro.

Sem pressão
Gilberto disse ainda que respeita aqueles colegas que não deram seu voto a ele. Um deles não votou em mim, não sei por que, e que outro queria barganhar o voto em troca de um cargo na Mesa Executiva. Não cedo à pressão, meus colegas também não e nem mesmo a Comissão que deu parecer favorável, concluiu.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta