Alunos de Ciência Política da Uninter fazem pesquisa de opinião em Pinhais

Entrevista alunos Uniter - 17maio2015 (3)

Os alunos do último ano do curso de Ciência Política da Uninter (Centro Universitário Internacional) estiveram no final de semana em Pinhais realizando um levantamento político no município.

A pesquisa é um trabalho acadêmico solicitado pelo professor Ricieri Garbellini. Os estudantes vão a campo para coletar informações através de um formulário elaborado. A pesquisa eleitoral aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de maio e foram coletadas 400 amostras.

No último domingo (17), cerca de 9 alunos estiveram nas ruas do bairro Jardim Claudia ouvindo moradores e coletando informações. Foram abordados as pessoas que estavam nas ruas do bairro. A pesquisa trabalhou vários pontos: avaliação da administração pública, qual seu candidato a prefeito para a próxima eleição, qual seu voto para vereador em 2016, em quem você não votaria, qual o melhor e pior serviço do município, entre outros.

A atividade acadêmica é uma forma de fazer os estudantes exercerem a prática da realização da pesquisa eleitoral, abordando o público e conhecendo a metodologia da pesquisa para posteriormente levar a debate e discussão na sala da faculdade.

Presidente Gilberto respondeu

E como a pesquisa neste domingo aconteceu nas ruas do Jardim Claudia, um estudante entrevistou o presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Gilberto Hartokpf (PT). Ele foi abordado quando estava em frente a sua casa e conversou com o entrevistador, além de responder a pesquisa.

Disco 

Entrevista alunos Uniter - 17maio2015 (5)Este é um disco usado para a realização de pesquisa aberta. Ele contêm os nomes dos prováveis candidatos majoritários nas eleições municipais de 2016 e dá opção de escolha ao entrevistado. Este foi um recurso utilizado nas pesquisas feitas pelos alunos no município.

Os números

Foram ouvidas 400 pessoas e os números finais, os índices, aprovação, rejeição vão para o banco de dados da instituição. Esta amostragem do levantamento dos dados coletados não são para divulgação, o objetivo é trabalhar as técnicas de levantamento de dados, pesquisa eleitoral e metodologia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta