Novas regras para as eleições de 2018, no futuro eleitor poderá votar duas vezes

Mauricio Requião ao governo

O anuncio da possível candidatura de Mauricio Requião ao governo do estado do Paraná nas eleições de 2018 agita o meio político paranaense, pois até então três nomes ditos mais importantes ocupavam as páginas de blogs e jornais, Ratinho Jr, Osmar Dias e o senador Requião.

Mudanças nas regras eleitorais

Para as eleições de 2018, foi proposto o modelo majoritário, o “distritão para deputados”. Neste modelo, somente as candidaturas mais votadas serão eleitas, o que favorece quem já está lá. As novas candidaturas terão que pelear muito para superar esta armação.

Futuro    

Cogitam-se mudanças para eleições futuras, com a implantação do sistema distrital misto para deputados estaduais, federais e vereadores incluindo financiamento publico de campanha.  Resta saber se estas mudanças futuras ocorrerão de fato.

Dois votos

Neste caso, o eleitor votará duas vezes, ou seja, dará um voto a determinado candidato do distrito e outro ao partido político ao qual se identifique. As vagas serão preenchidas da seguinte forma: as vagas serão divididas entre os candidatos mais votados do distrito e dos partidos políticos obedecendo à lista partidária.

De fora

Presidente da República, senadores, governadores e prefeitos não serão atingidos pelas novas regras. Ficará tudo como está.

Fonte: Câmara dos Deputados

 

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de quem os faz. O Blog e o blogueiro não se responsabilizam pelos comentários dos internautas.

Deixe uma resposta