Instituições políticas e formas de governos

INSTITUIÇÕES POLÍTICAS    

Instituições políticas são instrumentos sociais que orientam ou coordenam as regras ou o funcionamento da sociedade sendo responsáveis pela socialização e o entrosamento entre os indivíduos.

Além das relações entre governo, oposição e os “Três Poderes”, podemos entender como instituições os partidos políticos, o sistema eleitoral e partidário, as características das formas de governo sejam elas, presidencialista, parlamentarista,  entre outras.

FORMAS DE GOVERNO 

Anarquia: O sistema de governo anarquista prega uma sociedade com liberdade total dos indivíduos, responsabilidade individual, coletiva e harmônica, renúncia à propriedade individual. Sua forma de governo é focada na autogestão. Podemos entender o anarquismo como um conjunto de princípios políticos, sociais e culturais que refuta toda a forma de autoridade e dominação política, econômica, social ou religiosa.

Aristocracia: Neste sistema, o poder é exercido por um grupo que forma uma elite privilegiada, seus membros são eleitos ou levados à continuidade no poder por herança, linhagem ou por sua riqueza.

Democracia: É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, uma vez que seus representantes são eleitos pelo povo por meio do voto secreto, individual e universal. Na democracia, o governo é exercido pela maioria levando em conta e respeitando os direitos das minorias. Este sistema pode ser aplicado no sistema monárquico ou republicano. Governo de todos para todos com liberdade individual, porém baseado em leis, regras, força policial. Por conta disso, a liberdade é considerada relativa.

Monarquia: Nessa forma de governo, o poder é concentrado em uma única pessoa, o Rei. O poder é repassado de pai para filho, não existem eleições e o monarca exerce o poder até morrer ou então quando abdica.

Oligarquia  Nesse sistema, um pequeno grupo de pessoas (parentes ou grupos afinados) detém o poder político e que se locupletam de privilégios em decorrência deste poder. 

República: Nesse sistema os representes do povo são eleitos de forma direta ou indireta. A justiça e o bem comum são características inerentes ao sistema.

Na próxima falaremos sobre:

Sistema de Governo: é a forma pela qual os governos assumem à sua organização e podem ser: Monárquico, Presidencialista ou Parlamentarista

Regime de Governo: é a forma como se administrada determinada Nação e pode ser: Democrático, Autoritário (ditadura e totalitarismo)

 

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de quem os faz. O Blog e o blogueiro não se responsabilizam pelos comentários dos internautas.

Deixe uma resposta