Foro de São Paulo/Ursal, o terror dos alienados e desinformados

FORO DE SÃO PAULO:

A extrema direita mundial, e mesmo aqui no Brasil, enfiou na cabeça de muita gente (desinformada) coisas inacreditáveis sobre o Foro de São Paulo, sobre o que significa e quais seus objetivos. No entanto, para quem tem bom senso e informação, isso não é problema, mas sim solução.

Idealizado e fundado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e pelo Partido Comunista Cubano nos anos 1990, o Foro de São Paulo é composto por partidos de esquerda e Movimentos Sociais Populares da América Latina.

Pelo fato de sua composição agasalhar partidos e movimentos de esquerda, e pela desinformação da grande maioria dos ditos “contra” o Foro, ele desperta medo e resistência à sua existência.

Embora participem alguns partidos comunistas, o Foro em si não é comunista; ao contrário, o Foro se intitula de esquerda, anti-imperialista, socialista e democrático.

Dos diversos países da América Latina e do Caribe que eram governados por políticos que faziam parte do Foro naquela época, os principais eram Brasil, Uruguai (Pepe Mujica), Argentina (Cristina Kirchner), Bolívia (Evo Morales), Chile (Michelle Bachelet), Peru (Ollanta Humala) e Equador (Rafael Correa), entre outros.

PARTICIPAÇÃO DAS FARC

Outro papo furado, mas que amedronta os desinformados, é sobre a participação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Elas tentaram participar em duas reuniões, 2004/2008, mas não foram aceitas. Em 2008, o PT, que ainda hoje comanda a secretaria executiva da entidade, barrou a participação das FARC.

 QUAL A FINALIDADE DO FORO DE SÃO PAULO

A finalidade do Foro de São Paulo é promover o debate e discussões sobre as formas de enfrentar o modelo econômico e político neoliberal, no sentido de criar alternativas para a elaboração e aplicação de políticas sociais, de modo a reduzir as explorações da região latino-americana pelos países desenvolvidos.

 PREMISSAS DO MODELO NEOLIBERAL

Porém, é preciso lembrar que no alcance do termo “todos”, só estão computados, somados, contados, a imensa maioria dos habitantes de cada um dos países latino-americanos. Habitantes vulneráveis, historicamente, não são contemplados.  No modelo neoliberal vale a vez (perversa “lei”) do mais forte, economicamente falando. Ou seja, quem tem mais plata, grana, dinheiro, é o senhor da razão; os demais, apenas têm por “direito” a única opção em aceitar a exploração de sua mão de obra (salários baixos), as deformidades das leis sociais trabalhistas/previdenciária.

 URSAL

Para não me estender demais, a palavra URSAL que tanto receio, medo ou pavor leva aos desinformados, foi cunhada/criada pela socióloga Maria Lúcia Victor Barbosa como forma de alfinetar, criticar, satirizar, trolar o Foro de São Paulo. URSAL: a socióloga pensou como sigla para União das Repúblicas Socialistas da América Latina. Nada mais que isso.

 

 

EXTREMA DIREITA OLAVISTA

Mas a extrema direita (leia-se Olavo de Carvalho, que se intitulava filósofo ou sociólogo, alguma coisa assim), aproveitou o termo e mandou pau publicando coisas bizarras sobre a Ursal, afirmando equivocadamente tratar-se de um movimento com o objetivo de fazer da região, ou seja, da América Latina, um só pais COMUNISTA. Mas nunca comprovou nada, como sempre.

DEBATE CAMPANHA DE 2018

Lembram-se do Cabo Daciolo, num debate presidencial na Globo em 2018, quando perguntou pro candidato Ciro Gomes se ele conhecia a Ursal? Ciro Gomes, calmamente riu e disse, não conheço esse termo, não fui fundador do Foro de São Paulo. E tá respondido.

CUIDADO COM AS FAKE NEWS

As eleições gerais no Brasil estão próximas, em 2 de outubro iremos às urnas eletrônicas para escolher nossos representantes.

É provável que sejamos “brindados”  com outro montão de Fakes News (mais do que em 2018) durante o processo eleitoral.

Não duvido que o PAPO FURADO DE FORO DE SÃO PAULO/URSAL reapareça durante esse período na tentativa desesperada da extrema-direita em desviar o foco da discussão sobre políticas públicas, do aumento descontrolado dos combustíveis, dos alimentos de um modo geral e da falta de iniciativa concreta, ampla e obetiva do atual governo em sanar o problema da fome que atinge milhões de famílias brasileiras.

FINALIZANDO

O Foro de São Paulo não tem CNPJ nem endereço, ou seja, não existe juridicamente nem físicamente. Como ficou evidenciado, trata-se apenas de encontro/Reunião em que representantes legais de um Grupo de países debatem temas comuns aos seus problemas sociais, cujo objetivo é enfrentar as mazelas, as malvadezas do Modelo Neoliberal.

Por hoje é só, até a próxima.

Meu Linktree: https://linktr.ee/blogdochicaosomavilla

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1526 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta