Esqueça a terceira via, ou é todo mundo junto ou estamos ferrados: por Caribé*

A noticia internacional em destaque hoje (13/06/2021) é a derrota de Benjamin Netanyahu por Naftali Bennett.

As notícias apontam que houve uma coalizão pluripartidária e atípica para esta vitória envolvendo partidos de esquerda, direita e até árabes como a mídia descreve. Segundo os pesquisadores Steven Levitsky e Daniel Ziblatt, autores do best seller “Como as democracias morrem”, muitas vezes a única forma de uma retomada democrática é através de uma ampla coalizão politica envolvendo partidos de todas as vertentes.

Foi o que aconteceu em Israel, configurando na retirada do poder do líder de extrema direita, que governou por 12 anos. É o que deveria estar acontecendo no Brasil agora! Uma ampla coalização demonstra claramente que a disputa é entre a democracia e a barbárie, e também encerra por antecipação qualquer brecha que possa ser utilizada para questionar o resultado do pleito.

Neste momento, o que importa é o restabelecimento do estado democrático de direito e a devida investigação e punição dos antidemocratas. Deixando as disputas políticas e partidárias para um segundo momento, em uma próxima eleição.

O objetivo da coalisão pluripartidária é restabelecer o ambiente democrático. Isto posto, não faz sentido discutir neste momento, a questão da terceira via, e sim apoiar e formar acordos com o candidato mais promissor para derrotar Bolsonaro e partir para a frente única contra o fascismo. 13/06/2021 João Carlos Caribé.

*João Carlos Caribé Cientista da informação (UFRJ, Conselheiro NET MUNDIAL INITIATIVE, 2014\2016)

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1528 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta