Bolsonaro e a Inflação: por Luiz Antonio Sypriano*

Luiz A. Sypriano

Não resta nenhuma dúvida de que a inflação corrói qualquer governo; entretanto, para combatê-la, será necessário conhecer a sua natureza.

Para tanto, precisamos responder a seguinte questão: Por que se dá o aumento dos preços dos produtos essências à vida da população?

A resposta é simples e objetiva: obviamente, pela política econômica.

Assim, a política econômica é que rege a sociedade como um todo. A depender do regime e do governo, suas ações irão impactar diretamente a população, seja para o bem ou para o mal.

A inflação está diretamente associada à crime de acumulação capitalista – porque a classe burguesa só se interessa pelo lucro.

A história da crise começa em 2019 no EUA, quando a classe dominante, burguesia capitalista, abocanhou um lucro exorbitante, em todos os setores da economia, sendo o capital agrário que obteve a fatia maior dessa riqueza.

Porém, para a classe trabalhadora, a maior quantidade da população, foi quem perdeu, com a redução abrupta da renda, preços da cesta básica elevado, desemprego crescente, taxa de juros nas alturas, nenhuma recuperação do emprego substantivo etc.

A contradição aparece nos dados do 1º Trimestre de 2022, quando aponta que o trabalho com carteira assinada cresceu, porém, a renda caiu 4,1%.

Demonstra, aqui, o regime de superexploração da classe trabalhadora, pela ordem econômica-política do capitalismo; que, ao longo da nossa História, sempre promoveu essa relação.

Daí, só nos resta a rebelião contra essa ordem! Quando será superado pela Revolução Socialista!

*Luiz Antonio Sypriano, professor de Filosofia da Seed-Pr

My Linktree: https://linktr.ee/blogdochicaosomavilla

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1521 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta